quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O conceito de paisagem (Texto de caráter didático)

Eric S. dos Santos

Cada ponto do planeta Terra tem suas próprias características naturais e humanas (rios, florestas, montanhas, fazendas, portos, cidades) não sendo igual a nenhum outro lugar. Quando caminhamos para a escola, quando viajamos e olhamos para além da nossa janela ou de algum lugar muito alto, ou até mesmo quando assistimos a algum programa de televisão, vemos muitos lugares diferentes com características naturais e culturais distintas, algumas vezes singulares, o que torna único cada ponto do planeta. Dizemos então que cada lugar possui uma paisagem. Mas o que seria, conceitualmente, uma paisagem?


É muito comum que as pessoas associem o termo com beleza, com algo que chama a atenção dos olhos quando fitamos, por exemplo, o horizonte, contudo para a Geografia paisagem vai muito além do belo ou do natural. Para Santos (2008, p. 67-68) “tudo o que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. [...] o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas de volumes mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.”. A fala de Santos (2008) é reveladora ao nos mostrar que a paisagem está além do que podemos perceber com a nossa visão, e está ligado também a outros sentidos. Paisagens tem cheiro e som assim como em uma grande cidade poluída, onde sentimos o cheiro dos gases liberados por carros e fábricas e também os sons do tráfego nas ruas e rodovias.


Podemos considerar também a paisagem como um conjunto de elementos que podem ser naturais (montanhas, planaltos, rios, mares, matas) ou humanos, também chamados de humanizados ou culturais, que são aqueles elementos criados pelo homem através de seu trabalho (prédios, pontes, rodovias, casas). É devido à natureza desses elementos que na Geografia as paisagens também são classificadas em naturais e culturais (humanizadas).


Nas paisagens naturais ocorre a existência apenas de elementos naturais ou a presença de elementos humanos é muito pouco expressiva, com uma pequena ou nenhuma presença humana (MODERNA, 2006). Por sua vez, nas paisagens culturais, ocorre um predomínio de elementos humanizados e uma presença marcante do ser humano. Mesmo em áreas rurais, campos de cultivo e pastos são consideradas como paisagens culturais, uma vez que são resultado de uma natureza modificada pela ação humana (LUCCI, BRANCO, 2006).


Mas se na Geografia as paisagens são assim classificadas, é necessário ressaltar que nem toda paisagem é totalmente natural (intocada pelo homem), ou totalmente humanizada (inteiramente modificada). Muitas paisagens são composições de elementos humanos situados entorno ou próximo a um conjunto de elementos naturais.  Também, com a evolução das técnicas, tornou-se possível ao homem habitar qualquer parcela do espaço desde os desertos às florestas. As técnicas também permitiram um conhecimento e desbravamento crescente da superfície terrestre por parte do ser humano. Por isso, como recorda Santos (2008, p. 71), “se um lugar não é fisicamente tocado pela força do homem, ele é, todavia, objeto de preocupações e de intenções econômicas ou políticas”. A exemplo disso, citamos a floresta amazônica brasileira. Algumas áreas da imensa floresta ainda são intocadas, contudo, a região é vista como estratégica para o Brasil e é alvo de interesse de muitos países, seja como reserva para exploração futura, ou para pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e outros produtos lucrativos.


É comum também se pensar na paisagem como algo estático, que nunca muda, assim como em uma foto que registra para sempre uma mesma cena. Porém as paisagens são dinâmicas e mudam constantemente. Estas mudanças podem ser naturais ou antrópicas (causadas pelo homem).


A ação erosiva da água, dos ventos, além dos terremotos, vulcões e maremotos podem causar modificações na paisagem. A atividade tectônica, por exemplo, cria montanhas ao longo de milhões de anos mudando não apenas o relevo como até mesmo o clima de um certo lugar. Entretanto as mudanças empreendidas pela ação humana são muito mais rápidas.


Segundo Lucci e Branco (2006) as formas presentes em uma paisagem podem mudar através de construções e reformas, mas também podem mudar de usos quando uma mesma forma assume diferentes funções a depender da necessidade das pessoas e das atividades que elas realizam. De todo modo, ações como destruição da vegetação (derrubada de florestas, por exemplo), a exploração do solo (para mineração, cultivo e criação) e a utilização de rios e oceanos produzem paisagens modificadas pelo trabalho humano (MODERNA, 2006).


Para a Geografia, a importância da paisagem está na possibilidade de entender o mundo e o lugar em que vivemos através de sua observação e análise. Ao analisá-las, identificando elementos naturais e humanizados compreendemos a dinâmica das atividades empreendidas por uma sociedade, suas atividades econômicas, sua estrutura social – as paisagens revelam muito sobre as disparidades sociais –, as técnicas e tecnologias dominadas por esta sociedade, o grau de urbanização e de intervenções na natureza.


Também podemos deduzir pela análise da paisagem onde a ação governamental é mais presente e espaços pouco atendidos pelo Estado, como o ser humano se organiza no espaço – uso e ocupação do solo –, além de diversas características ambientais (relevo, vegetação, hidrografia, regime climático) e seu grau de conservação.
Ao mesmo tempo, na paisagem encontramos elementos (formas) de épocas diferentes que revelam sobre os hábitos, a cultura e os estilos de vida da época em que foram construídos, assim como também revelam sobre as técnicas e tecnologias conhecidas e utilizadas no passado.
É devido a tudo isso que aprender a analisar a paisagem é um objeto do ensino de Geografia e que objetiva permitir ao cidadão compreender as dinâmicas socioespaciais, para melhor intervir na construção de uma sociedade social e economicamente mais justa e igualitária, com um uso mais racional do solo e dos recursos ambientais, em uma coexistência mais equilibrada e sustentável com a natureza, da qual, certamente, nós, seres humanos, também fazemos parte.




REFERÊNCIAS
LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L. Geografia: homem e espaço: a natureza, o homem e a organização do espaço. 19 ed. São Paulo: Saraiva, 2006. 240 p.
MODERNA. Geografia - 5ª série. 1 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006. 248 p. (Projeto Araribá).
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

COMO CITAR ESTE TEXTO:

SANTOS, Eric S. dos. O Conceito de paisagem. Geographia Mundi, Serrinha, 2015. Disponível em:<http://geomundieduc.blogspot.com/2015/08/o-conceito-de-paisagem-texto-de-carater.html>. Acesso em: (coloque a data de seu acesso. Ex.: 12 ago 2015).



SLIDE DO MATERIAL DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD
(Para professores e alunos)

Para usuários do Minhateca

(Todos os slides disponibilizados pela conta do Minhateca são pensados para ter um tamanho em que seja possível o download gratuito para usuários que tenham contas no Minhateca. O presente slide possui menos de 5 MB).

Para usuários do 4shared.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...