1. O impasse da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola
Alguns dos avanços tecnológicos que tanto tem se inserido na dinâmica da vida do homem moderno chegaram às escolas(sobretudo o computador), mas esse processo tem se dado de forma um tanto equivocada. A tecnologia, principalmente a de informática, tem facilitado e tornado bem ágil as atividades administrativas e também permitido a produção de material didático.
No entanto, há uma grande expectativa quanto às possibilidades de assessoramento desses recursos no processo de ensino e aprendizagem, o que irá produzir grande impacto no aprender a aprender (SCARAMELLO: 2002 apud ALMEIDA, SCARAMELLO, SANTOS, 2009).
Mas em muitos lugares essa capacidade de inovação no processo de ensino aprendizagem não vem ocorrendo. Muitas escolas apesar de apresentarem recursos informáticos, principalmente laboratórios de informática, tem o uso desses recursos restringidos à secretaria ou raramente à pesquisa escolar dos alunos que mais se baseiam no “copiar”, “colar” e imprimir dados da internet. Não há uma preocupação em capacitar os professores para que esses possam se utilizar de tais recursos em sala de aula ou laboratório de informática. Situação essa que vai de encontro com a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que
Em seu artigo 67, inciso II, prevê que os sistemas de ensino promovam a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim. (ALMEIDA, SCARAMELLO, SANTOS, 2009).
A capacitação muitas vezes não vem sendo feita e se é necessário que a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) seja feita de forma cuidadosa e baseada em pesquisas e postulados didáticos. Quando se fala em capacitação não se faz menção à capacitação técnica dos docentes, não se tem a necessidade de técnicos em informática na escola, mas de profissionais que consigam utilizar-se dessas tecnologias de forma didática e pedagógica, com bom aproveitamento. Com isso seria possível a eles enriquecerem suas aulas e fazerem, ou ajudem a fazer com que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma mais plena e agradável.
2. As TICs e a Geografia
A Geografia como atualmente é ensinada em muitas salas de aulas pelo Brasil e pelo mundo pode parecer na visão de muitos alunos como uma disciplina chata, monótona, sem utilidades, e mnemônica (se enganam). Mas essa visão limitada é fruto da forma como ela é ensinada, da grande presença que ainda se tem das Correntes Tradicionais da Ciência geográfica dentro da escola, com aulas ministradas por professores conservadores, muito presos à descrição e exposição verbal de ideias e conceitos e que se esqueceram de inovar. Maneiras de transmitir e produzir o conhecimento que fizeram com que a Geografia escolar ficasse muitas vezes distante de seu principal compromisso: a formação cidadã de um individuo crítico e consciente de sua realidade. Formar um aluno capaz de analisar e julgar o mundo livre de alienação ou domínio é ou deveria ser o ponto alvo dessa disciplina. Mas isso é tema para outro texto.
A Geografia pode ser muito atrativa quando se é capaz de associa-la com outras áreas que sejam também do interesse dos estudantes, como a Informática. Em um mundo tão conectado às diversas redes que a tecnologia de informática nos trouxe é impossível imaginar que as escolas possam não aderir aos avanços tecnológicos e permaneçam com uma metodologia de ensino arcaica como a atual (não generalizando). Ainda mais que o aluno moderno, está intensamente conectado às redes e já não é um mero receptor de conhecimento. Além do mais a atual dinâmica do mundo Globalizado exige uma mudança de postura da ciência geográfica e também do ensino da Geografia, o que obriga aos professores trilharem os caminhos ditados pelas novas tecnologias para tornarem suas aulas mais atrativas.
Na compreensão do espaço geográfico se faz necessário apropriar-se de diversos metidos de analise, síntese, etc. e a compreensão de diferentes conceitos, devido à complexidade cada vez maior desse mesmo espaço. E para atingir tal entendimento das informações geográficas é preciso o uso de linguagens que vão além da verbal ou da estatística. Nesse caso as mídias e outros recursos tecnológicos são fundamentais.
As linguagens gráficas possibilitam a aproximação dos estudantes com realidades distantes do seu espaço de vivência – mas que fazem parte do seu imaginário - contribuindo para a compreensão do espaço em diferentes escalas geográficas, principalmente no ensino fundamental, período em que a criança ainda está em fase de organização das noções de espaço. (ALMEIDA, SCARAMELLO, SANTOS, 2009).
São varias as possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Geografia, desde a TV Pendrive, distribuídas pelo Governo do Estado da Bahia nas escolas públicas estaduais, ao computador, principal produto das TICs e que ganha muito destaque devido a sua versatilidade.
Através de ambos os recursos enriquecer as aulas com a exibição de vídeos, imagens, slides e gráficos que tornam mais lúdicas e atrativas as apresentações de certos conteúdos. Numa aula, por exemplo, que fale de população sempre se recorre ao emprego de gráficos de crescimento vegetativo, pirâmides populacionais etárias que poderiam ser exibidos e analisados através de slides.
Porém o computador fornece uma gama ainda maior de recursos, como a os atlas digitais e interativos, os softwares educativos, jogos e simuladores, além de aplicativos de programas de texto, gráficos e apresentações como os aplicativos do Office (Word, Excel e PowerPoint) e a internet. Esta ultima apresenta ainda mais recursos. A citar como exemplos: os sites interativos do IBGE que disponibilizam desde mapas interativos a jogos e banco de dados dos diversos países, Estados e cidades brasileiras; e o Google Earth, que na verdade é um aplicativo conectado a internet, e que permite visualizar imagens de satélite, mapas, terrenos, construções em 3D, galáxias no espaço sideral e as profundezas do oceano.
Outro recurso muito interessante para o ensino de Geografia é a utilização dos atlas digitais. Estes permitem uma interação muito maior com o objeto estudado do que os atlas impressos em papel, pois com eles se é possível fazer sobreposições e manipulações de mapas, conteúdos textuais associados com imagens dos espaços estudados com eficiência e agilidade.
Esses são alguns exemplos de aplicação das TICs na compreensão do espaço geográfico, sobretudo a linguagem cartográfica e a espacialidade. O uso desse tipo de tecnologia é importante para tal compreensão no contexto atual de um mundo globalizado, mas não se trata de esquecer toda a metodologia e, sim, associa-la as TICs, sendo sempre o professor o mediador desse processo.
Algumas atitudes por parte não só dos educadores como também dos gestores de escolas, seriam responsáveis por grandes mudanças na forma como se ensina a Geografia atualmente. Porém é valido ressaltar a importância da utilização das TICs na educação seja feita, levando em consideração toda uma abordagem didática pedagógica. Porque a adoção precipitada levar-se-ia ao risco de se aceitar qualquer tipo de tecnologia sem o questionamento de quais seriam as suas implicações ideológicas ou suas repercussões no processo de ensino-aprendizagem. E sobre isso Alfonso Gutiérrez Martín afirma:
Não podemos esquecer que a tecnologia, além de seu aspecto liberador, pode ser também uma das mais poderosas armas de repressão cultural e ideológica; se pode diminuir as diferenças culturais entre os povos, pode também aumentá-las; se possibilita uma comunicação inovadora no ensino capaz de gerar aprendizagens significativas, pode também perpetuar pedagogias autoritárias e unidirecionais.
Quando pretender desenvolver uma atividade que envolva o uso das TICs é necessário que o educador tenha todo o cuidado e principalmente observe vários aspectos que vão desde em que patamar de desenvolvimento estão os seus alunos ao que se pretende trabalhar e a metodologia mais adequada a ser aplicada.
AMANCIO, Rosilaene dos Santos; SALVI, Rosana Figueiredo. A utilização da informática educativa no ensino de Geografia. [S.l.: s.n.][20-]. Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/94-4.pdf > Acesso: em 27 ago. 2011
GOOGLE EARTH. Google Earth | Gratuito. Disponível em < http://www.google.com/earth/index.html/>. Acesso: em 28 ago. 2011.
MARTÍN, Alfonso Gutiérrez. Educação e novas tecnologias. Tradução Elício Pontes. [S.l.: s.n.][199-]. Tradução de: Educación y Nuevas Tecnologias. Disponível em < http://www.fe.unb.br/catedra/bibliovirtual/ ead/educacao_e_novas_tecnologias.htm > Acesso: em 26 ago. 2011.
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Mapas Interativos do IBGE
IBGE Teen
Gostei muito do seu blog.
ResponderExcluirParabéns!
André Pita